sábado, 26 de janeiro de 2013

Sobre Sargent, Moda e Arte - Singular de Domingo


A obra favorita de Sargent - Lady With de Rose (1882).
De uma certa maneira a história da moda tem uma origem muito próxima da arte. E disso eu sempre soube, as duas possibilidades andam muito próximas e isso me veio mais a tona depois da minha experiência como assistente na Galeria MFAC. Onde meu olhar  treinou e aprendeu a distinguir um pouco mais a verdade por traz da beleza da arte. Me fazendo perceber que o que te possibilista sentimento tem uma intima relacao com o que o arte, e quantas sensacoes próximas a isso a moda já me proporcinou, ou mais pluralmente nos proporcionou. Estabelecendo-se no posto de algo maior que so roupas e fotos para revistas.
Sargent, Nonchaloir Repose ( 1991).
Hoje o Singular de Domingo, mergulha nesse universo que contextualiza o caminho que de certa maneira a moda  seguiu em paralelo a arte, em especial analisando a obra do artista John Singer Sargent, retratista, nascido em Florença em 1856 e o seu  legado em relacao indireta as imagem de moda atuais. Um olhar mais atento pode nos revelar que o retratismo evoluiu para uma estética de linguagem mais atual, naturalmente fotográfica, que foi capturada em definitivo pela indústria da moda e sabidamente difundida como algo novo e repaginado. Trazendo a tona a mesma sensacao de arte que há mais de 200 anos foi a ultima moda da sociedade rica europeia, quando artistas como o próprio Sargent retratava mulheres das sociedade e suas famílias abastadas. 
Meisel, Vogue Itália (2005).
Mas quando foi que de fato uma coisa comecou a se misturar com a outra? Quando esse angulo foi transferido para as mãos da moda e transpôs-se de uma escola clássica de arte do século XVII para o espirito da moda contemporanea? Tudo na moda tem uma representacao antes de mais nada social, e quando a Revolucao industrial marcou a transformacao da vida através da maquina e das novas  tecnologias, a máquina fotográfica em uma demorada evolucao histórica atingiu a idade de  substituicao do que era feito antes no período de pelos menso alguns meses por um retratista.
Marquesa Curson de Kedleston( 1925)
Resultado que passados mais de um século da história da fotografia de moda, o que podemos enxergar através dos novos tempos é que uma coisa nunca deixou de ser essencialmente a outra. Os fotógrafos são os novos artistas, e suas imagens são como belas obras de arte, apesar de serem produzidas a partir de câmeras, que não desmerecem em nada a arte em sua continua evolucao.
Obra de Sargent considerada um escadalo da época.
Foto de David Sims, 2005.









Um comentário: